Quantcast
Channel: moda – Viés | O outro lado da rede
Viewing all articles
Browse latest Browse all 20

Blogs de moda como forma de publicidade.

$
0
0

Formadoras de opinião agora, só precisam de um blog!

blogueiraOs blogs de moda costumam postar looks de famosos, ou seus próprios e depois aplicar algum comentário a respeito.

Com o crescimento nos últimos anos dos blogs direcionados a moda, assim como do público que navega por eles, as marcas viram uma nova forma de publicidade não voluntária que podia ser positiva ou negativa.

Publicidade positiva é sempre bem vinda, dessa forma as marcas vendo que o público atingido era significativo, e que as blogueiras que tinham um blog com um número de acessos significativo, acabavam se tornando uma espécie de formadoras de opinião fashion. Ou seja, as meninas que visitavam o blog queriam se vestir como a blogueira caso ela postasse fotos do seu “look” ou seguiam seus conselhos e dicas de moda, cremes de beleza e até porque não, baladas.Analisando esta nova oportunidade de mercado que era totalmente direcionada, levando-se em conta que quem acessa esses blogs gosta de moda, e de consumir moda as marcas começaram investir nos blogs, mas não de uma forma direta.blogueiras

As marcas mandam “presentes para as blogueiras” os famosos jabás.

Funciona da seguinte forma, uma determinada fabricante de roupa, envia para a blogueira uma roupa da sua nova coleção, esmalte, cosmético, enfim produtos relacionados a esse universo. Em forma de “agradecimento” a blogueira faz um post falando da marca, e pronto, publicidade praticamente gratuita, e direcionada para o público alvo, ponto positivo.

Os jabás podem ser os mais diversos, de convites para desfiles, até uma simples pinça, o que importa é agradar a blogueira e ter a sua divulgação na internet.

Em 2010 a novela global “tititi” que iria ser veiculada no horário das 19:00 horas fez uma ação bem interessante para divulgar a novela. A temática abordada pela novela era a da moda, e de todo seu mundo, dos estilistas, as editoras de revista, todo o mundo fashion estava no script. A produção da novela então chamou um grupo de blogueiras com certa relevância no mundo virtual para conhecer os bastidores da novela antes a novela começar, e assim produzir um post falando sobre a novela.

Durante a exibição da novela outros posts foram feitos, assim como uma linha de esmaltes com nome da novela e as cores eram nomeadas de acordo com a personagem, ex: amarelo claro era o nome da mocinha, assim como as cores escuras eram nomeadas com as vilãs.blogueiras

Esse é um bom exemplo de transmídia, a novela fazendo uso de recursos da internet, sem diretamente usar meios da sua emissora.

Acho ótimo que as pessoas que realmente tem senso de estética e se interessam pelo assunto possam ganhar dinheiro sem precisar cursar uma faculdade de moda. Mais uma vez isso mostra a democracia da internet.

Existe uma discussão entre as blogueiras que os “jabás” comprometem a qualidade dos posts, afinal eles não são propriamente da escolha de quem escreve, na minha opinião se o jabá não agrada, não ganha publicação, seria burrice da blogueira postar um look feio só para ganhar uma roupa que nem vai poder ser aproveitada. Comprometer um blog que a principio era para ser diversão por causa de patrocínio, acaba perdendo a qualidade e os visitantes, consequentemente se torna inútil para as marcas.


Viewing all articles
Browse latest Browse all 20